top of page

Aprendizagem e Formação/Learning and training

O Curso de Gestão do Património, obedecendo aos princípios da Declaração de Bolonha adequou-se aos novos conceitos de aprendizagem, que se sobrepõem ao conceito tradicional de ensino.

Esta evolução implicou mais que a simples alteração do elenco das unidades curriculares e respetivos conteúdos programáticos, passando por uma racionalização efetiva dos conteúdos e práticas ministradas, e nos reflexos dos resultados finais quanto à aquisição de conhecimentos e competências. Assim, este 1º ciclo responde aos objectivos do Curso de Gestão do Património, graças à articulação das suas Áreas Científicas e respetivas unidades curriculares (UCs).


As áreas científicas das UC propiciam a capacidade de relacionar conhecimentos, sem menosprezo de rigor metodológico e acuidade epistemológica. A base de sustentação concetual aberta mas especializada é incrementada pelo contato a experiências no terreno.



O caráter profissionalizante, exigível na área da Gestão do Património, deve, sobretudo, promover a investigação, a autonomia técnico-científica e formação ética dos futuros profissionais. Donde, os objetivos principais deste 1º Ciclo valorizarem a componente de aplicação de conhecimentos e saberes adquiridos, concatenados aos respetivos perfis profissionais.

bottom of page